Por que Clementina
A inspiração para a criação da logomarca do Haras foi resgatar a silhueta da égua Clementina, que representa, para nós, o exemplo qualidade, beleza e raça que, emoldurada pelo H, nos arremete ao numeral em romano I, não só equivalente aos seus prêmios, mas da posição que ela ocupa em nossos corações!
Clementina, foi uma égua alazã nascida em 14 de fevereiro de 1988, cruza puro sangue árabe (¾) uma das mais antigas raças de cavalos da Península Arábica, conhecida pelo seu tamanho médio, porte elegante e uma cabeça proporcional, inteligência elevada e grande resistência.
Foi comprada em 1996, em uma fazenda no município de Areal, no estado do Rio de Janeiro. Começou a competir em 1993, com 5 anos de idade. Ao longo da vida fez mais de 50 provas de enduro equestre, tanto na modalidade regularidade, quanto velocidade. Chegou a distância máxima de 160 km e competiu no World Equestrian and Games em 2002 em Jerez de la Frontera, Espanha.
De herança genética e anatomia equina de líder e campeã, foi uma competidora espetacular em quase todas as provas que participou. Esteve no podium, em 1º, 2º e 3º lugares, em sua maioria.
Clementina morreu em fevereiro de 2008.